O futurismo erótico do figurino de Barbarella

barbarella poster

Adaptado dos quadrinhos em 1968, o filme de ficção científica Barbarella, é não é para assistir com os pais. Por volta século 40, a heroína Barbarella (Jane Fonda) é enviada para captar o criminoso Durand Durand por colocar a paz da galáxia em risco. No meio do caminho porém , vários obstáculos sensuais são colocados no seu caminho.


O filme é uma comédia erótica fraca e um tanto constrangedora de assistir mas o figurino é incrível e muito representativo dos ano 60 e do retro futurismo. É uma experiência interessante assistir e não encontrei nada comparável até hoje. Fracasso de bilheteria, o filme virou cult e Jane Fonda foi levada ao status de sex-symbol com ajuda do figurino ultra sexualizado de Barbarella.

No Brasil o presidente Costa e Silva proíbe manifestações e o período mais cruel da ditadura começa com o AI-5. Guerra do Vietnã e assassinato de Martin Luther King nos EUA, revolução dos estudantes na França, crescimento do movimento feminista que buscava liberdade e direitos iguais. Esse era o cenário em 1968 . Barbarella, apesar de ser puro fetiche para os leitores de gibi, o comportamento inocente-sexual de Barbarella trouxe um futuro no qual sua quase nudez não era tão chocante e que não sabia o que era guerra há milhares de anos.

O figurino, criado por Jacques Fonteray tem influência clara no estilo do estilista Paco Rabanne, que desenvolveu pessoalmente o vestido verde de plástico usado por Barbarella e mantendo a silhueta dos Mods dos anos 60 como o estilo do futuro. Mantendo esse estilo artificial as peças de Barbarella são feita de PVC, acrílico e malha metálica. Seu cabelo também é artificial com muito laquê, ainda comum nos anos 60, com muito volume e não deixar a protagonista descabelada mesmo depois de uma cena com ação. A maquiagem também é coerente com a da época, valorizando os olhos. Para sexualizar ainda mais Barbarella salva a galáxia usando botas de cano longo, transparências, recortes propositais ou como consequência do trabalho.


Já houve boatos de tentativas de remake e em 2017 a Dynamite Entertainment promete relançar Barbarella nos quadrinhos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s