Buffy the Vampire Slayer e os códigos no figurino

2630
A narrativa da série segue a personagem Buffy Anne Summers (interpretada por Sarah Michelle Gellar), a última na linha de jovens mulheres escolhidas pelo destino com o fim de lutarem contra vampiros, demônios e as forças da trevas.
Como as caçadoras anteriores, Buffy recebe a ajuda de um Guardião, que a guia e treina. Diferente de suas predecessoras, Buffy se envolve com um círculo de amigos bem leais que vieram a se chamar “Scooby Gang”.
Fonte: Orangotag

Na série de Joss Whedon (Firefly, Os Vingadores) parece que alguém com tantas preocupações não teria tempo para se preocupar com roupas, mas a moda/aparência é bem importante na série, tanto para os personagens quanto para o desenvolvimento da história.
A figurinista Cynthia Bergstrom foi fiel ao reproduzir o período, de 1997 até 2003. Durante 7 temporadas, Bergstrom usou a cor, materiais e tendências para definir personalidade ou valorizar o crescimento e as dificuldades no grupo através das roupas.

Cynthia usa bastante a  cor para criar a diferença entre  o mundo do bem e do mal. Vínculos românticos também são trabalhados são bastante definidos visualmente. Nem vou exemplificar esses vínculos para não dar spoilers 😉

2cast009

Os Scoobies, o grupo do bem, são o grande representativos da moda porque são adolescentes da época. Os estilos gritam no estereótipo de nerd, patricinha ou engraçado. Muita minissaia, camiseta de desenho, presilha de cabelo , margaridas e gargantilha.

enhanced-13015-1433965416-1

Scoobies : Willow, Buffy, Cordelia e Xander

Os vampiros não seguem a moda e usam mais cor e texturas. Se o vampiro já existe há anos, se enquadra no padrão preto, vermelho e couro, sem grandes variações. Cores que remetem ao sangue, a morte e a noite. Mas também tem muito vampiro, recém saído do caixão usando terno, roupa que normalmente os homens são enterrados.

Principais vampiros : Angel, Spike e Drusilla

O mais interessante da série é que os personagens não ficam nessa caixinha definida como num conto de fadas. Existe muita variação de status e o figurino costuma dar sinais forte desse caminho que a história está seguindo. Comigo aconteceu um spoiler gigante por causa da cor das roupas do personagens ( mas eu não vou contar qual foi!)

Ninguém se engane porque a protagonista é loirinha adolescente e de nome bobo. Buffy tem moda, amizade, feminismo, vampiros, comédia e drama. É para viciar no Netflix, continuar no gibi e se sentir parte dos Scoobies para sempre.

477183-buffy02

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s